Estudantes ocupam escolas e escritório da Presidência contra PEC do teto de gastos

1

Além da ocupação do escritório da Presidência da República em São Paulo, secundaristas realizam cerca de 100 ocupações em escolas e institutos federais de nove Estados contra PEC, Reforma do Ensino Médio e projetos do Escola sem Partido.

Informação – Por Rafael Bruza * com informações do G1 e do Jornal GNN

Estudantes secundaristas no escritório da Presidência da República em São Paulo, localizado na Avenida Paulista / Foto - Reprodução (Mídia Ninja)
Estudantes secundaristas no escritório da Presidência da República em São Paulo, localizado na Avenida Paulista / Foto – Reprodução (Mídia Ninja)

Um grupo de estudantes secundaristas ocupou o escritório da Presidência da República em São Paulo nesta segunda-feira (10) contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 que limita o teto de gastos do Estado brasileiro. Também há cerca de 100 escolas e institutos federais (IF’s) ocupados em nove Estados do país, segundo informações da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Além da PEC 241, os estudantes se manifestam contra a reforma do Ensino Médio, pretendida pelo Governo de Michel Temer, e contra os projetos inspirados no movimento “Escola sem Partido”, que pretendem acabar com a “doutrinação marxista” em escolas de todo país.

Em São Paulo, há cerca de 60 estudantes divididos entre o terceiro andar e o hall de entrada do escritório da Presidência da República localizado na Avenida Paulista, onde a Polícia Militar já acompanhava uma manifestação de movimentos contra a PEC 241.

#AoVivo URGENTE – Estudantes ocupam a Presidência da República, em SP, até que a PEC 241, que congela investimentos públicos na educação por 20 anos, seja revogada.O grupo, formado pelas entidades estudantis UNE, UBES, UEE-SP e UPES, além de estudantes autônomos , se encontra no terceiro andar do prédio da presidência, que fica na Av. Paulista em frente a entrada do metro consolação.

Posted by Mídia Ninja on Monday, October 10, 2016

O andar onde fica o escritório da Presidência da República também foi ocupado pelos manifestantes, mas eles não chegaram a entrar em nenhuma sala, segundo o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes da Fatec, Henrique Domingues concedeu entrevista ao G1 (Grupo Globo) afirmando que os estudantes não irão sair do escritório da Presidência da República quando o projeto for rejeitado na Câmara. Ele afirma que a medida irá congelar os investimentos na educação e saúde

“A gente quer que o governo Temer retire a PEC 241 de tramitação do Congresso Nacional. Com a PEC 241 a gente não vai ter a possibilidade de construir novas faculdades públicas, não vamos ter condições de construir novos leitos de hospitais públicos, não vamos ter condições de construir novas maneiras de produzir energia ou de melhorar a infraestrutura do país de maneira geral”, explica Domingues.

A proposta de alteração da Constituição começou a ser votada na Câmara dos Deputados no início de noite desta segunda-feira (10) e pretende alterar a Carta Magna para definir um teto aos gastos públicos do Estado brasileiro. Governistas apontam que a medida é necessária para o reequilíbrio das contas públicas, enquanto opositores apontam que a proposta “congela” investimentos em saúde e educação, por exemplo.

Ocupações pelo Brasil

Há uma centena de escolas públicas e institutos federais (IF’s) ocupados pelo país. As manifestações estão concentradas no estado do Paraná, onde estudantes secundaristas realizam 79 ocupações contra a PEC 241 proposta pelo Governo de Michel Temer, contra a Reforma do Ensino Médio que define as disciplinas de filosofia, arte e educação física como optativas.

Hoje ocupações pipocam pelo Paraná. Só nesse início de manhã já passam de 10 ocupações, chegando no geral a mais de 60…

Posted by EE – De Estudante Para Estudante on Monday, October 10, 2016

Também há ocupações em Alagoas, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo (veja a lista completa abaixo).

Até semana passada, a União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UBES) calculava 48 instituições ocupadas apenas no Paraná, quando as manifestações estavam centradas na Medida Provisória (MP) da reforma do Ensino Médio, apresentada em setembro pelo Governo.

A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Camila Lanes, explicou por que os estudantes se opõem à Reforma do Ensino Médio.

“Acreditamos que essas propostas não são adequadas para a real mudança da escola pública em nosso país. A mobilização está acontecendo de forma voluntária, onde a conscientização dos estudantes cresce a cada minuto”, explicou a presidente da UBES.

Com as votações da PEC 241 na Câmara dos Deputados, surgiram novas ocupações em oposição à PEC 241, que limita o teto de gastos do Governo nos próximos 20 anos com uma alteração na Constituição. O projeto começou a ser votado no plenário da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (10) e precisa ser aprovada em mais um turno na casa, além de outros dois no senado, para entrar em vigor.

As manifestações dos estudantes por todo país também se opõem aos projetos de lei inspirados no programa “Escola sem Partido”. Na Câmara dos Deputados, há um projeto de Lei que determina “deveres” aos professores e canais de comunicação entre estudantes com o Ministério ou secretarias da Educação para denúncias de docentes que doutrinam estudantes.

A lista de todas as ocupações registradas

Paraná

São José Dos Pinhais

  1. C.E. Elza Scherner Moro
  2. C.E. Afonso Pena
  3. C.E. Padre Arnaldo Jansen
  4. C.E. Costa Viana
  5. C.E. Silveira Da Motta
  6. C.E. Hebert De Souza
  7. C.E. Chico Mendes
  8. C.E. Juscelino K. De Oliveira
  9. C.E. Pe. Antônio Vieira
  10. C.E. São Cristóvão
  11. C.E. Angelina Prado
  12. C.E. Shirley
  13. C.E. Guatupê
  14. C.E. Lindaura Ribeiro
  15. C.E. Estadual Ipê
  16. C.E. Unidade Polo
  17. C.E. Barro Preto
  18. C.E. Zilda Arns
  19. C.E. Tiradentes

Curitiba

  1. Colégio Estadual Do Paraná
  2. C.E. Algacyr Maeder
  3. C.E. Teobaldo Kletemberg
  4. C.E. Teotônio Vilela
  5. C.E. Ernani Vidal
  6. C.E. Cruzeiro Do Sul
  7. C.E. Benedicto J. Cordeiro
  8. C.E. Brasílio De Castro

Fazenda Rio Grande

  1. C.E. Cunha Pereira
  2. C.E. Anita Cannet
  3. C.E. Lucy Requião
  4. C.E. Jorge Andriguetto
  5. C.E. Abilio Lourenço
  6. C.E. Décio Dossi

Ponta Grossa

  1. C.E. Ana Divanir Borato
  2. C.E. Polivalente
  3. C.E. Regente Feijó
  4. C.E. Epaminondas Ribas
  5. C.E. Meneleu Barros
  6. C.E. Pietro Martinez
  7. Instituto De Educação

Pinhais

  1. C.E. Arnaldo Busato
  2. C.E. Tenente Sprenger
  3. C.E. Daniel Rocha
  4. C.E. Castelo Branco
  5. C.E. Amyntas De Barros
  6. C.E. Mathias Jacomel
  7. C.E. Leocádia Ramos

Cascavel

  1. C.E. Castelo Branco
  2. C.E. Olinda Truffa
  3. C.E. Wilson Joffre
  4. C.E. Santos Dumont
  5. C.E. Horácio Ribeiro
  6. C.E. Jardim Clarito

Londrina

  1. C.E. Albino Feijó Sanches
  2. C.E. Maria Aguilera
  3. C.E. Vani Ruiz

Maringá

  1. C.E. Brasílio Itibere
  2. C.E. Tomaz Edison
  3. C.E. Tânia Varella

Pato Branco

  1. C.E. De Pato Branco
  2. C.E. Do Campo São Roque

Colombo

  1. C.E. Helena Kolody
  2. C.E. Vinicius De Moraes

Matinhos

  1. C.E. Sertãozinho

Campo Largo

  1. C.E. Macedo Soares

Piraquara

  1. C.E. Rosilda De Souza

Marechal Cândido Rondon

  1. C.E. Frentino Sackser

Mandaguaçu

  1. C.E. Parigot De Souza

Rio Branco Do Sul

  1. C.E. Maria Da Luz Furquim

Guaratuba

  1. C.E. Zilda Arns Neumann

Toledo

  1. C.E. Novo Horizonte
  2. C.E. Atílio Fontana

Pontal Do Paraná

  1. C.E. Sully Vilarinho

Universidades Ocupadas

  1. Unioeste – Marechal Rondon

Minas Gerais

  1. Estadual Central
  2. E.E Ricardo Souza Cruz

Rio Grande Do Sul

  1. If Farroupilha Campus Alegrete
  2. If Farroupilha Campus São Vicente Do Sul
  3. If Farroupilha Campus São Borja
  4. If Farroupilha Campus Júlios De Castilhos
  5. If Farroupilha Campus Panambi
  6. If Farroupilha Campus Frederico Westphalen
  7. If Campus Santo Augusto

Goiás

  1. If Aguas Lindas

Brasïlia

  1. Cem 414 Samambaia

Rio Grande Do Norte

  1. If Santa Cruz
  2. If Zona Norte
  3. If Parnamirim
  4. If Central
  5. If João Câmara

Mato Grosso 

  1. Ifmt Campus Confressa

São Paulo

Sorocaba

  1. Escola Estadual Ossis Silvestrine

Pernambuco

  1. If Olinda

Alagoas

94. If Satuba

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook