Moradores acusam policiais de invadir casas e furtar produtos em operação no Alemão (RJ)

0

Por Rafael Bruza * com informações do A Voz das Comunidades e O Globo

Assista as cenas

Moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, acusaram policiais de invadir casas nesta sexta-feira (06) para efetuar disparos de lá durante um tiroteio. Outra denúncia acusa agentes de furtar produtos de uma loja local.

As ações foram feitas durante ação da Polícia Militar no Alemão, que gerou intenso tiroteio nesta manhã, assustando moradores.

“As crianças precisam se deitar no chão pra tentar se proteger dos tiros! Isso é nesta manhã, no Complexo do Alemão, RJ, 6 de setembro de 2019!”, relatou um morador ao editor-chefe do Voz da Comunidade, Rene Silva.

Uma foto mostra um PM na sala de uma residência. O agente está sentando num sofá perto da porta. Ele aponta um fuzil para fora. Ainda há imagens que mostram um quarto completamente revirado — de acordo com o morador, PMs foram os responsáveis por isso.

Outras denúncias apontam que policiais invadiram “muitas casas” para fazer disparos, durante o tiroteio.

“Recebemos o relatório há pouco de uma vizinha da nossa voluntária que teve a casa invadida e a polícia está usando pra dar tiros!”, disse.

Balas Foto mostra balas disparadas no Alemão Foto: Redes Sociais / Reprodução

Ainda há denúncia de um comerciante, que acusa agentes do Estado de arrombar sua loja com um pé de cabra para furtar whiskyes.

“Os policiais entram na comunidade na intenção de pegar bandido, aí vêm no comércio dos outros e faz isso aqui”, diz o comerciante, que gravou as cenas. “Roubaram tudo. E eles são tão bons que só roubaram os whiskyes dos melhores. Os piores nem quiseram levar”.

Outras fotos mostram disparos em paredes de casas — um deles na altura de uma cama. Há relatos, ainda, de que carros que estavam estacionados na rua foram perfurados por tiros. Por causa da violência na região, as aulas foram suspensas em escolas no Alemão. Parte do comércio também fechou as portas.

Policia dispara de um sofá após invadir casa de morador (esq.), loja foi furtada durante operação policial (centro) e uma criança se protege embaixo do berço, durante tiroteio no Complexo do Alemão (dir.) / Fotos (Reprodução/Redes Sociais)

As operações no Alemão foram intensificadas desde a última terça-feira, quando um policial morreu após ser baleado durante um tiroteio na comunidade

Até as 11h, um suspeito que carregava uma pistola foi baleado, segundo a PM. Um foragido da Justiça também foi preso.

Sobre a invasão de casas, a Polícia Militar informou que há canais da Corregedoria da corporação que recebem denúncias de abusos por parte de agentes:

“A Corregedoria da Polícia Militar disponibiliza canais para receber denúncias de ações ilícitas envolvendo policiais militares, garantindo o anonimato do denunciante. As denúncias podem ser encaminhadas pelo WhatsApp através do número (21) 97598-4593; pelo telefone (21) 2725-9098 ou ainda pelo e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br”. 

Casa perfurada por disparos no Alemão Foto: Redes Sociais / Reprodução

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook

Comments are closed.