No Facebook, páginas de esquerda fizeram mais posts sobre Moro; de direita tiveram mais compartilhamentos

0

Por Rafael Bruza

O projeto monitor do Debate Político no Meio Digital divulgou um levantamento nesta segunda-feira (11), que analisa quase duas milhões de interações no Facebook, sobre as conversas privadas do ex-juiz federal, Sérgio Moro, com o coordenador da República, Deltan Dallagnol, reveladas pelo Te Intercept Brasil.

O levantamento concluiu que páginas consideradas de esquerda fizeram mais posts sobre o assunto, enquanto as fanpages de direita obtiveram um número pouco maior de compartilhamentos, no total.

 “A esquerda alegou que o vazamento comprova a parcialidade e a ilegalidade da Lava Jato e a direita alegou que o vazamento não demonstra qualquer crime, apenas o compromisso dos procuradores de combater a corrupção”, diz a conclusão do levantamento.

O Monitor do Debate Político no Meio Digital é um projeto feito no campus leste da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação dos professores Pablo Ortellado e Márcio Moretto Ribeiro.

O post que obteve maior número de compartilhamentos no Facebook foi feito pela página “Somos Todos Bolsonaro” – cerca de 46 mil internautas apertaram o botão “compartilhar” na segunda-feira (10), segundo o Monitor do Debate Político no Meio Digital.

A postagem mostra uma imagem de um punho verde e amarelo, segurando a bandeira do Brasil, com a mensagem “O Brasil Apóia Sérgio Moro” (sic).

Estamos com Moro! 🇧🇷

Posted by SomostodosBolsonaro on Monday, June 10, 2019

Entre páginas de esquerda, o post mais compartilhado foi um vídeo de Paulo Henrique Amorim, na página Conversa Afiada, que obteve 26 mil compartilhamentos – número inferior ao das cinco publicações de direita mais compartilhadas sobre o assunto.

“As gravíssimas denúncias do site americano The Intercept, o mesmo que, com o herói Snowden, desmoralizou a CIA, levam ao cadafalso TODAS as instituições brasileiras”, diz PHA na legenda do post. “Está claro que Moro, Dallagnol e seus cúmplices – inclusive na Polícia dita Federal – montaram uma organização criminosa que governa o Brasil em nome de uma moralidade de fancaria”.

https://www.facebook.com/watch/?v=887294854966168

Os outros quatro posts mais compartilhados em páginas de direita foram feitos pelas páginas República de Curitiba (46 mil compartilhamentos) Joice Hasselmann (34 mil compartilhamentos), Jornal da Cidade Online (32 mil compartilhamentos) e outro da República de Curitiba (26 mil compartilhamentos).

Na esquerda, além do post de PHA, as fanpages que fizeram as publicações mais compartilhadas sobre as conversas de oro e Dallagnol foram: Manuela D’Ávila (18 mil compartilhamentos), Lula (14 mil compartilhamentos), Jandira Feghali (13 mil compartilhamentos) e Dilma Bolada (13 mil compartilhamentos).

Esquerda e direita repercutem o vazamento de mensagens da Lava JatoDurante todo o dia páginas de esquerda e direita…

Posted by Monitor do debate político no meio digital on Monday, June 10, 2019

Veja a lista de posts mais compartilhados:

1. Conversa Afiada – As gravíssimas denúncias do site americano The Intercept, o mesmo que, com o herói Snowden, desmoralizou a CIA, levam ao cadafalso TODAS as instituições brasileiras. Está claro que Moro, Dallagnol e seus cúmplices – inclusive na Polícia dita Federal – montaram uma organização criminosa que governa o Brasil em nome de uma moralidade de fancaria! Começa lá no começo: quando a notória delegada Marena deu o nome “Lava Jato” à operação que passa a se chamar “Vaza Jato”! O Ministério Público que não é público está sob suspeita. O Supremo que passou a mão na cabeça do Moro está sob suspeita. O PiG se enlameou com o Intercept mais que o Neymar. O que precisa acontecer para que a Justiça recupere sua credibilidade e, portanto, legitimidade? A TV Afiada propõe uma resposta a essa angustiante pergunta. Pergunta que o ansioso blogueiro, acossado por quatro dezenas de processos judiciais, considera essencial! – 20 mil compartilhamentos

https://www.facebook.com/watch/?v=887294854966168

2. Manuela D’Ávila – Atenção! [Moro no programa do Bial: “O problema não era a captação do diálogo, o problema era o diálogo em si”] – 18 mil compartilhamentos

https://www.facebook.com/watch/?v=1213196782193196

3. Lula – “Um dos desafios permanentes que faço a quem se posiciona sobre esse caso é este: apontem em que trecho da sentença condenatória de Moro aparece a prova contra Lula. Não há. A íntegra da sentença do então juiz está aqui.” [link para artigo de Reinaldo Azevedo]– 14 mil compartilhamentos

“Um dos desafios permanentes que faço a quem se posiciona sobre esse caso é este: apontem em que trecho da sentença…

Posted by Lula on Monday, June 10, 2019

4. Jandira Feghali – E agora José? [vídeo com entrevista de Moro ao programa do Bial] – 13 mil compartilhamentos

https://www.facebook.com/watch/?v=486282205449960

5. Dilma Bolada – Bom dia! #LulaLivre #FarsaJato [Meme: Querido diário… O munda dá voltas] – 13 mil compartilhamentos

Bom dia! #LulaLivre #FarsaJato

Posted by Dilma Bolada on Monday, June 10, 2019

Cinco posts mais compartilhados na direita

1. SomostodosBolsonaro – Estamos com Moro! 🇧🇷 – 46 mil compartilhamentos

Estamos com Moro! 🇧🇷

Posted by SomostodosBolsonaro on Monday, June 10, 2019

2. República de Curitiba – Contratar um hacker para violar o sigilo de autoridades revela o desespero do crime organizado contra a Lava Jato – Não contabilizado na segunda-feira (11), o post tem 46 mil compartilhamentos até às 15h desta terça.

Com certeza!

Posted by República de Curitiba on Monday, June 10, 2019

3. Joice Hasselmann – Nota de Sergio Moro sobre ataque de hackers – 34 mil compartilhamentos

Apoio total à Lava Jato 🇧🇷

Posted by Joice Hasselmann on Monday, June 10, 2019

4. Jornal da Cidade Online – Para tristeza da esquerda, único crime revelado em vazamento é o próprio vazamento – 32 mil compartilhamentos

É esse o tipo de gente que a força-tarefa da Lava Jato tem que enfrentar, para punir os criminosos de colarinho mais branco que este país já viu.

Posted by Jornal da Cidade Online on Monday, June 10, 2019

5. República de Curitiba – #SomosTodosLavaJato O Jornalista ultraesquerdista Glenn Greenwald autor das supostas denuncias contra a Operação Lava Jato é companheiro de David Miranda(PSOL), deputado que assumiu a vaga de Jean Wyllyns no Congresso Nacional. Ontem, já tinha feito uma postagem denunciando a forte ligação do jornalista com a extrema-esquerda. Vale lembrar que o Art. 10 criminaliza a interceptação de comunicações telefônicas com pena de dois a quatro anos de prisão – 26 mil compartilhamentos

#SomosTodosLavaJatoO Jornalista ultraesquerdista Glenn Greenwald autor das supostas denuncias contra a Operação Lava…

Posted by República de Curitiba on Monday, June 10, 2019

Jornalista formado em Madri, retornou ao Brasil em 2013 para lançar um meio de comunicação próprio. Idealizou, projetou e lançou o Indepedente em fevereiro de 2016. Acredita que o futuro do mundo está dentro de cada um de nós e trabalha para que as pessoas tenham uma visão realista, objetiva e construtiva do planeta Terra.

Facebook Twitter LinkedIn 

Comente no Facebook

Leave A Reply